Projeto

Projeto

Desafio inicial: Necessidade de colocar a escola no centro da promoção da educação para a Igualdade

Meta: Promover a centralidade da escola na promoção da Igualdade

Objetivo geral: Dinamização em contexto escolar de atividades sobre não discriminação em função da orientação sexual e identidade de género

Este projeto é organizado pela SEIES e tem como objetivo a dinamização em contexto escolar, em parceria com as bibliotecas escolares, de atividades sobre não discriminação em função da orientação sexual e identidade de género. O projeto Livros Viajantes Inclusivo insere-se na área estratégica 4 Orientação Sexual e Identidade de Género do V Plano Nacional para a Igualdade – Género, Cidadania e Não Discriminação 2014-2017, que assume como objetivos estratégicos: prevenir e combater todas as formas de discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género; e promover a sensibilização de toda a sociedade portuguesa para esta problemática.

A SEIES no âmbito do projeto “Livros Viajantes” adquiriu alguns livros sobre temática LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero). Os livros abordam questões relacionadas com a orientação sexual e/ou identidade de género, ou incluem referências não estereotipadas nem preconceituosas a personagens com orientação sexual não-heterossexual ou transgénero. Também são incluídos livros cujos/as autores/as assumem/iram uma postura de visibilidade relativamente à sua orientação sexual não-heterossexual. A listagem dos livros pode ser consultada em  https://publicacoeslgbt.wordpress.com/.

Uma seleção destes livros foi disponibilizada às bibliotecas das escolas participantes e ao longo do ano letivo serão desenvolvidas diversas atividades.

Algumas das atividades previstas:

  • Sessões de sensibilização dirigidas à comunidade educativa, em particular docentes e não docentes, dinamizadas pela equipa do projeto
  • Sessões de sensibilização dirigidas a alunas/os, realizadas em colaboração com a rede ex aequo (REA)
  • A partir dos livros disponibilizados às bibliotecas escolares:
    • produção de materiais multimédia
    • realização de pequenos momentos de dramatização
  • Encontros com autores dos livros
  • Ação de formação de 6h sobre orientação sexual e identidade de género creditada para docentes pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Ordem de Santiago com o objetivo de divulgar o projeto e sensibilizar mais docentes para ações futuras – a SEIES é a entidade proponente
  • Encontro final do projeto em espaço público para divulgação do trabalho desenvolvido pelas/os alunas/os ao longo do ano letivo

Livros expostos nas Bibliotecas Escolares

 

PERSPETIVAS FUTURAS:

  • Divulgação através da RBE
  • Atividade a conceber e desenvolver durante o próximo ano letivo – produzir uma maleta pedagógica, com narrativa de práticas, para divulgação em ação de formação sobre esta temática junto de docentes
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